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O que devo fazer quando o log do Cliente Connectas Cloud exibir a mensagem de "Certificado inválido erro 0x800b0101 = CERT E EXPIRED" ?
Data de criação: 08/03/2023
Última alteração: 07/08/2024
A VPN da Winco depende de certificados de segurança válidos e atualizados no Windows, que podem ser obtidos através de atualização via Windows Update. Eventualmente algum certificado pode não estar atualizado e a seguinte mensagem de erro pode aparecer no log do Cliente Connectas Cloud:
Além dos certificados do Windows descritos acima, ainda pode ocasionar este erro:
- Data e horário do computador estarem incorretos;
- Ausência do certificado raíz de instalação do Cliente Connectas Cloud. Nesse caso, é necessário uma instalação limpa do Cliente Connectas Cloud;
- Ou por conta da expiração do certificado da (CA) Autoridade Certificadora DST Root CA X3 (expirou em 30/09/2021).
Caso o seu ISRG Root X1 esteja vencido, você deverá substituir pelo novo ISRG Root X1 que passará a fazer as validações futuras.
Antes de prosseguir com o passo-a-passo de instalação do novo certificado, você deve:
- Desconectar e em seguida, fechar o programa Cliente Connectas Cloud (clicando com o botão direito no ícone na bandeja do Windows, ao lado do relógio).
Baixe o certificado a seguir e após o download, feche todos os navegadores.
https://letsencrypt.org/certs/isrgrootx1.der
Localize o diretório onde o certificado foi salvo, clique com o botão direito do mouse sobre o mesmo e selecione “Instalar Certificado”.
No Assistente para Importação de Certificados, clique em “Avançar” > marque “Colocar todos os certificados no repositório a seguir”
Clique em “Procurar”, escolha a pasta “Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis”, clique em “Avançar” e “Concluir”.
Reinicie o computador para validar a configuração e quando retornar, abra e conecte o Cliente Connectas Cloud para realizar o acesso ao serviço que necessita.