Base de Conhecimento

Servidor SMTP

Data de criação: 21/01/2013

Última alteração: 21/03/2016

Ao clicar no menu Ver conexões, as seguintes opções serão oferecidas: 

  • Ações: Permite excluir ou limitar a banda para a conexão selecionada.
  • Colunas: Disponibiliza as informações que poderão ser exibidas.

Guia Servidor SMTP:  

A guia Servidor SMTP deve ser configurada sempre que o servidor de correio interno do Winconnection 7 for utilizado. Através do Servidor SMTP, o programa cliente de e-mail envia mensagens a todos os destinatários, sejam eles locais (na mesma rede) ou externos (endereços de internet externos).

Sempre que o Winconnection 7 recebe uma mensagem para enviar via Servidor SMTP, imediatamente distribui a mensagem a todos os destinatários internos. Se houver algum destinatário externo, de acordo com o tratamento na guia Domínios, a mensagem é encaminhada para a fila de mensagens.        

  • Permitir que os usuários façam autenticação neste Servidor SMTP: Habilita o pedido de Autenticação de SMTP neste servidor. Isto permite que o administrador da rede possa definir se o Servidor SMTP aceitará a definição de grupos de usuários que possam entregar no Servidor SMTP. Se esta opção estiver desabilitada, a configuração Permissões de acesso por grupo não funcionará. 
  • Permissões de acesso por grupo: O Servidor SMTP pode entregar as mensagens mediante autenticação dos usuários no servidor. Esta opção indica quais grupos de usuários terão direito a se autenticar no Servidor SMTP para a entrega de mensagem. 

Quando um usuário não está na rede permitida para retransmissão, ele pode entregar mesmo assim, porém o grupo dele deve estar ativo nesta opção. Veja no tópico Usuários como incluir um usuário em um grupo. 

  • Permissões de retransmissão por redeO controle mais simples do Servidor SMTP é a permissão de envio via a(s) rede(s) que ele faz "relay". O administrador pode indicar neste campo quais redes ele deseja fazer a entrega sem precisar que o usuário faça a autenticação de SMTP para o envio. 

Servidor SMTP

Guia Domínios: 

Esta guia do Servidor SMTP disponibiliza funções que permitem redirecionar os e-mails enviados para serem roteados internamente, enviados para contas externas ou fazerem parte de outros domínios.

O campo Lista de Domínios exibe a lista de domínios hospedados neste computador.

Para configurar o SMTP de saída é necessário editar a opção “<Outros Domínios>”. Além disso, é possível IncluirAlterar ou Excluir os domínios locais.

Ao editar a opção <Outros Domínios>, o sistema abrirá uma tela de diálogo com as seguintes opções de configuração: 

  • Entrega
    • Entregar mensagens diretamente ao destinatário: Ativando-se esta opção, o Winconnection 7 passa a entregar as mensagens diretamente para o SMTP de destino do e-mail. 

Neste caso o controle passa a ser totalmente do administrador, contudo se o IP de conexão estiver em uma BlackList (listas que recusam e-mails de determinados IPs) os e-mails poderão não chegar a determinados destinos. 

Conexões ADSL residenciais (speedy home, velox, etc.) e muitas conexões via Cable modem estão com problemas de bloqueio no endereçamento IP. As listas Anti-Spam estão bloqueando indiscriminadamente todos os IPs destas redes. 

Acesse: http://www.ordb.org/faq/ para mais informações sobre Listas Anti-Spam (ou Black List). 

    • Entregar todas as mensagens ao servidor SMTP abaixo: Habilitando esta opção, é possível definir um SMTP que será responsável pela entrega das mensagens. O SMTP e a porta utilizada devem ser definidos nos campos Host e Porta. 
    • Este servidor requer uma conexão segura (SSL): Se o SMTP do provedor exigir uma conexão de segurança (SSL) esta opção deve ser habilitada.
  • Autenticação
    • Não autenticar: Esta opção permite que não seja feita a autenticação. 
    • Autenticar-se usando as credenciais do POPMAP: Se o provedor exige que a autenticação seja feita pelo usuário que está enviando a mensagem, habilite esta opção. Feito isso, cadastre as informações no serviço Mapeador POP
    • Autenticar-se usando as credenciais definidas abaixo: Se o provedor exige autenticação, mas não exige que a autenticação seja feita pelo usuário que está enviando a mensagem, habilite esta opçãoNo campo Login e Senha digite o login e a senha de acordo com o seu provedor.
  • Postmaster
    • Email: E-mail da pessoa responsável por receber as mensagens que não foram entregues corretamente ou para comunicação de algum problema com o serviço.

Parâmetros de saída

Ao adicionar um novo domínio, além das opções de Parâmetros de Saída descritas acima, as seguintes opções estarão disponíveis: 

Guia Geral: 

  • Informações básicas
    • Nome do Domínio: Este campo é automaticamente associado com * e não é possível editá-lo. 
    • Aliases (sep. Vírgulas): Neste campo, o administrador da rede deve digitar o alias do domínio, por exemplo: 

Domínio: provedor.com.br

Alias: servidor.provedor.com.br 

    • E-mail do "postmaster": E-mail da pessoa responsável por receber as mensagens que não foram entregues corretamente ou para comunicação de algum problema com o serviço.
    • Considerar este domínio como Domínio Interno: Se esta opção for habilitada, este domínio será considerado como o domínio interno.
  • Validação dos e-mails
    • Comparar parte do usuário do e-mail com o nome de usuário: Se esta opção for habilitada, a validação será feita pela informação dada antes do ‘@’ com o campo de login. Por exemplo:

 Login: joao 

 Domínio: provedor.com.br 

 E-mail sendo enviado para:joao@provedor.com.br 

 Neste exemplo, o e-mail será válido, pois existe o usuário joao e o domínio provedor.com.br está cadastrado como domínio local. 

    • Comparar o e-mail com o da base de usuários: Se esta opção for habilitada, a validação será feita pelo campo e-mail na base de usuários doWinconnection 7. 
      • Comparar com todos os alias do domínio: Se esta opção for habilitada, além do campo de e-mail será feita uma validação com os alias do domínio. 

Por exemplo: E-mail cadastrado: joao@provedor.com.br. Se chegar um e-mail para joao@servidor.provedor.com.br e servidor.provedor.com.br estiver cadastrado como alias, então o destinatário será considerado válido.

    • Encaminhar mensagens para servidor externo se o usuário não existir: Habilitando esta opção, ao se mandar uma mensagem para um usuário não existente no domínio local, ela será encaminhada para a entrega em outro SMTP. 
  • Grupos com permissão para receber e-mails deste domínio: Nesse campo é necessário informar o(s) grupo(s) de usuários que serão verificados, quando o Winconnection 7 receber uma mensagem. 

Domínio

 

Guia Parâmetros de Saída:

Essa guia deve ser configurada conforme as instruções mencionada acima.

 

Guia Avançado:

  • Tipo de inicialização: Define o tipo de inicialização deste serviço. As opções disponíveis são: Manual, Automática e Manter o último estado.  
  • Porta TCP: É a porta de entrega externa do Servidor SMTP do Winconnection 7, por padrão 25. Nesta opção se coloca a porta onde está o Servidor SMTP que fará a entrega dos e-mails que é usada quando o Servidor SMTP externo está em uma porta não padrão. 
  • Salvar LOG em “LOGS/SMTPSRV.LOG”: O arquivo em bloco de notas (SMTPSRV.LOG) será criado no diretório C:\Arquivos de programas\Winco\Winconnection 7\LOGS e conterá todas as informações referentes a este serviço.     
  • Acesso permitido a redes: Indica a rede que tem acesso ao serviço. Sempre que ativada uma rede externa, o acesso no firewall é liberado automaticamente. 
  • SSL: Esta opção ativa a utilização da criptografia SSL (Secure Sockets Layer). Um SSL faz com que o serviço Servidor SMTP se torne um serviço seguro (desde que o campo Porta TCP seja alterado para a porta 465). O administrador da rede deverá selecionar qual Certificado SSL será utilizado.

Servidor SMTP

Top