Mapeador POP
Data de criação: 21/01/2013
Última alteração: 21/03/2016
Este serviço é utilizado para tratar do recebimento de mensagens periodicamente. O Mapeador POP acessa as caixas postais e recebe os e-mails, armazenando nos Usuários Locais, permitindo com isto que este serviço receba e armazene localmente as mensagens enviadas para os servidores externos.
Este serviço não tem porta local, visto que é um serviço do sistema.
Ao utilizar o Mapeador POP, o Winconnection 7 irá buscar os e-mails dos usuários em um Servidor POP e processará o conteúdo dos e-mails aplicando as regras de filtragem (definidas no Filtro de E-mail). Este processo é similar ao Fetchmail do Linux ou o POP Connector do MS Exchange Server, permitindo que o produto aja como um cliente POP que é configurado com as senhas de cada caixa postal envolvida no processo.
Esta configuração é muito útil na implementação de ambientes redundantes, além de constituir uma ferramenta interessante na migração de ambientes, principalmente naqueles onde a convivência do sistema legado é necessária durante algum tempo.
Ao clicar no menu Ver conexões, as seguintes opções serão oferecidas:
- Ações: Permite excluir ou limitar a banda para a conexão selecionada.
- Colunas: Disponibiliza as informações que poderão ser exibidas.
Guia Mapeador POP:
- Lista de Contas: Armazena as caixas postais externas. Utilize os botões Adicionar, Editar e Excluir para manipular as informações sobre estas caixas postais.
- Número de processos simultâneos: Define quantas caixas postais serão lidas simultaneamente. Aumente este número se o tempo de coleta de e-mail for muito longo. Note, porém, que o aumento deste número diminui a disponibilidade da conexão para usuários que desejam navegar e degrada o desempenho do servidor. O recomendado é usar até 5 processos simultâneos.
- Checar mensagens a cada [minutos]: Define o período entre conexões para envio de e-mail. Se sua conexão for direta com a internet (ADSL, Satélite, LP dados) digite nesse campo 1 minuto. Se for discada, deixe em 30 minutos ou ajuste de acordo com as necessidades de sua empresa.
Ao adicionar ou editar uma conta no Mapeador POP, as seguintes opções estarão disponíveis.
- Login: Digite aqui o login do usuário no provedor onde a caixa postal se encontra. Para ter certeza qual é o login, verifique no cliente de e-mail (outlook, eudora, etc.) do usuário qual a conta que ele usa.
- Senha: Digite aqui a senha de acesso à caixa postal do provedor, a mesma usada no cliente de e-mail (outlook, eudora, etc.) do usuário. Caso não saiba a senha, entre em contato com o seu provedor.
- Servidor POP: Digite aqui o nome do Servidor POP3 do provedor onde a caixa postal se encontra. Normalmente é "pop.provedor.com.br", mas pode ser "mail.provedor.com.br" ou somente "provedor.com.br".
- Usuário local: Digite aqui o nome do usuário (cadastrado previamente, consulte o tópico Usuários para mais informações), lista ou ainda outra caixa postal remota que deve receber a mensagem.
- Cópia para: Caso seja necessário enviar cópias da mensagem para mais um usuário, utilize este campo. Caso seja necessário enviar cópias para mais de um usuário, utilize uma lista.
- Conta ativada: Indica se a conta está recebendo ou não via Mapeador POP. Se esta opção estiver desmarcada, o Winconnection 7 não recolhe os e-mails.
- SSL: Caso o servidor POP de seu provedor exija conexão segura (SSL), habilite a opção "Utilizar conexão segura (SSL)". Caso você tenha um e-mail do Gmail, altere a porta do POP para 995.
- Distribuir localmente baseado em username: Somente selecione esta opção quando for utilizar coleta de mensagens para o domínio ("Domain POP Collection"). Neste caso, os nomes dos usuários locais serão procurados nos cabeçalhos da mensagem recebida nos campos "To:" e "Cc:". Caso o usuário exista, a mensagem será redirecionada para este. Caso contrário, esta é entregue ao usuário padrão, definido no campo "Usuário Local".
Atenção: Esta opção é útil quando o contrato com o provedor de acesso provê "alias de e-mail" ao invés de caixa postal, mas se ativada indevidamente causará duplicidade das mensagens enviadas/recebidas na caixa postal interna do usuário!
- Manter mensagens no servidor: Mantêm uma cópia da mensagem no servidor. Este processo é usado quando o usuário deseja receber os e-mails no escritório, mas consultar em casa também.
- Apagar mensagem após [dias]: Indica quanto tempo as mensagens devem ficar no provedor antes de serem apagadas.
- Usar credenciais ao enviar e-mail cujo remetente seja igual a: Esta opção é destinada em que o Relay Remoto (SMTP remoto usado para enviar as mensagens) obriga que a autenticação seja feita pelo usuário que está enviando a mensagem.
Por exemplo: Os e-mails enviados por joao@empresa.com.br só podem ser enviados se o usuário joao se autenticar.
Neste caso, é necessário habilitar a opção "Usar estas credenciais ao enviar e-mail cujo remetente seja" e digitar o e-mail do remetente.
Guia Avançado:
- Tipo de inicialização: Define o tipo de inicialização deste serviço. As opções disponíveis são: Manual, Automática e Manter o último estado.
- Salvar LOG em “LOGS/POPMAP.LOG”: O arquivo em bloco de notas (POPMAP.LOG) será criado no diretório C:/Arquivos de programas/Winco/Winconnection 7\LOGS e conterá todas as informações referentes a este serviço.