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Como configurar o DDNS com suporte IPV6 em Equipamentos Mikrotik ?
Data de criação: 27/06/2024
Última alteração: 28/06/2024
Habilitar IPv6
Para garantir que seu equipamento Mikrotik esteja configurado para IPv6 e respondendo ao protocolo IPv6 antes de iniciar a configuração do DDNS, verifique se o IPv6 está configurado corretamente.
Se você ainda não configurou o IPv6 no seu Mikrotik ou precisa de mais informações sobre como fazê-lo, consulte o guia oficial da Mikrotik sobre a ativação do IPv6 e configuração do servidor DHCPv6:
https://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:IPv6/DHCP_Server
Configuração de DDNS com Suporte IPv6
Para configurar o DDNS em equipamentos Mikrotik, siga os seguintes passos abaixo:
- Acesse seu Mikrotik através do Winbox ou via Web.
- Vá em System e depois em Scripts:
- Clique no Sinal de + para criar um Script:
- Nomeie o script, por exemplo, DDNS-WINCO
- No campo "Source", insira o seguinte script:
# LOGIN
:local ddnsuser "meusubdominio.ddns.com.br"
:local ddnspass "abcdefgh01"
:local uri "/nic/update\?hostname=$ddnsuser"
:global DDNSIPV4
:global DDNSIPV6
# IPv4
/tool fetch mode=http address=members.ddns.com.br user=$ddnsuser password=$ddnspass src-path="$uri" dst-path="/winco.ddnsv4.txt" keep-result=no
:delay 1
:local ddnsv4 [/file get winco.ddnsv4.txt contents]
:local ipv4start ([:find $ddnsv4 "good "]+5)
:local ipv4only [:pick $ddnsv4 $ipv4start [:len $ddnsv4]]
:log info $ddnsv4
#IPV6
:local ipv6 [/tool fetch url="http://checkipv6.ddns.com.br/" as-value output=user]
:local ipv6content ($ipv6->"data")
:local ipv6start ([:find $ipv6content ": "]+2)
:local ipv6end ([:find $ipv6content "</body>"])
:local ipv6only [:pick $ipv6content $ipv6start $ipv6end]
/tool fetch mode=http address=members.ddns.com.br user=$ddnsuser password=$ddnspass src-path="$uri&myip=$ipv4only&myipv6=$ipv6only" keep-result=no
#LOGS
:log info ("Winco DDNS: subdominio = $ddnsuser")
:log info "Winco DDNS IPv4: $ipv4only"
:log info "Winco DDNS IPv6: $ipv6only"
:log info ("Winco DDNS: Realizado Atualização do DDNS")
:set DDNSIPV4 "$ipv4only"
:set DDNSIPV6 "$ipv6only"
Nas duas primeiras linhas deve ser alterado e inserido as informações do seu subdomínio em:
:local ddnsuser "meusubdomínio.ddns.com.br", deve ser inserido o seu subdomínio.
OBS: o endereço de subdomínio deve ser mantido entre “ ”
O segundo passo é inserir a senha do seu subdomínio que foi criado:
:local ddnspass "abcdefgh01"
OBS: esta senha você consegue através do seu portal de gerenciamento do DDNS.
Após adicionar as informações, o script deve ficar conforme a imagem abaixo:
- Clique em Apply
- Para executar e verificar se as configurações deram certo clique em Run Script.
Para obter o resultado da execução do Script cliente na Aba Environment da Lista de Scripts
Serão criados dois status chamados: DDNSIPV4 e DDNSIPV6
Onde irá apresentar o IP na versão 4 e o IP na versão 6
Se tudo deu certo deve aparecer conforme a imagem acima, mas se ocorreu erro, verifiquei os passos anteriores ou entre em contato com nossa equipe de Suporte Técnico.
Agendamento
Nosso próximo passo é adicionar uma tarefa para executar periodicamente este script que foi criado para detectar quando nosso IP da internet ocorrer alguma alteração e assim ser alterado em nosso subdomínio DDNS.
Para isto vá em System e depois em Scheduler:
Clique no sinal + para adicionar um agendamento:
Irá abrir um nova janela:
Em Interval é definido o período que o script será executado, no exemplo acima está a cada 5 minutos, este período pode ser alterado para a necessidade da precisão do IP do serviço do DDNS, caso deseje que seja executado a cada 1min deve ser inserido o valor de 00:01:00.
ATENÇÃO: A verificação a cada 1 min irá consumir mais processador da sua RouterBoard, então recomendamos que possa executar a cada 3 ou 5 minutos, caso possuir uma Routerboard com maior poder de processamento o valor de 1min pode ser ativado.
Após finalizar clique em Apply e depois OK
Pronto. Seu serviço DDNS está configurado em sua Routerboard Mikrotik e irá executar no intervalo que foi definido em nosso procedimento.
Caso precise de ajuda, entre em contato com nossa equipe de Suporte Técnico.