Base de Conhecimento

http://ddns.winco.com.br/2013/04/09/como-configurar-meu-roteador-ou-software-para-atualizar-ip-com-o-ddns/

Data de criação: 09/04/2013

Última alteração: 08/07/2016

O sistema Winco DDNS suporta 2 protocolos diferentes para atualização do IP:

1- Utilizando o protocolo proprietário via UDP:
Esta é a forma utilizada preferencialmente pelos programas clientes DDNS fornecidos no website do DDNS para Windows e para Linux. Este protocolo é mais leve e por vezes conecta-se melhor em redes com acesso HTTP controlado. Este protocolo não é publico e, por isso, não pode ser utilizado em outros clientes de atualização que não sejam os oficiais.

2- Utilizando o protocolo publicado pelo provedor dynDNS, baseado em autenticação HTTP:
Esta é a forma utilizada pelos clientes oficiais quando a atualização via UDP não funciona, e também a forma preferencial ao se configurar roteadores que possuem possibilidade de configurar um “custom ddns server”.
Para utilizar este protocolo, deve-se fazer as seguintes configurações:


2.1 Configurando um roteador que tenha opção para “custom ddns server”:
Preencha o campo 'update server’ (ou similar) com o valor members.ddns.com.br. Preencha o campo ‘dominio’, ‘domain’ ou ‘host’ com o seu subdominio (por exemplo, meusubdominio.ddns.com.br) Preencha o campo ‘username’, ‘login’ ou ‘account’ com o mesmo valor do campo acima (por exemplo, meusubdominio.com.br) Preencha o campo ‘password’ (ou similar) com a sua senha de subdomínio, que é a senha mostrada no site do DDNS quando se clica em "Ver/Alterar" um subdomínio (Importante:não utilize a senha da sua conta!) Salve os dados e teste o sistema. Para saber se funcionou, verifique se o IP está atualizando pelo site do DDNS ou usando o comando PING.

2.2 Utilizando scripts de configuração:
Alguns sistemas baseados em Linux e outros como o Mikrotik, utilizam scripts de atualização de IP escritos em várias linguagens de programação. A adaptação de scripts feitos para o provedor Dyn para que funcionem com o sistema DDNS da Winco é extremamente simples dada à similaridade entre os protocolos de atualização. Eis o passo-a-passo:

  • Baixe do site do fabricante ou de um local confiável o script para a sua versão do equipamento e/ou software.
  • Edite o script, preencha as variáveis que contém seu hostname e seu username com o subdomínio DDNS (por exemplo: meudominio.ddns.com.br). O seu login DDNS não deve ser utilizado no script em lugar nenhum.
  • Preencha o campo password do script com a senha do seu subdomínio, que a senha que é mostrada no site do DDNS quando se clica em "Ver/Alterar" um subdomínio (não utilize a senha da sua conta!)
  • Substitua o nome do servidor de atualização do dynDNS, que é members.dyndns.org pelo servidor de atualização do Winco DDNS, que é members.ddns.com.br
  • Substitua o nome do servidor de verificação de IP do dynDNS, que é checkip.dyndns.org pelo servidor de verificação de IP do Winco DDNS, que é checkip.ddns.com.br

Instale o script de acordo com as instruções do fabricante do software ou equipamento e teste o sistema.

Para saber se funcionou, verifique se o IP está atualizando pelo site do DDNS ou usando o comando PING.

Top