Web (8080)
Data de criação: 17/01/2013
Última alteração: 21/03/2016
O serviço Filtro Web é utilizado pelos programas de navegação (Netscape, Internet Explorer, Opera, etc.) para navegar na internet. O Winconnection 7 implementa os protocolos HTTP, FTP e HTTPS (seguro) para permitir o acesso a qualquer site externo, inclusive os sites seguros (compra, bancos, etc.).
Para consultar as conexões ativas, basta clicar no menu Ver conexões.
Guia Geral:
- Acesso à navegação
- Exigir autenticação: Obriga aos usuários a digitarem o login e senha antes de começarem a navegar, permitindo que o administrador da rede saiba qual usuário está navegando e em qual site.
- Pedir senha sempre que o usuário abrir o browser: Exige que a toda abertura de uma nova janela do Browser (Navegador), o usuário forneça seu login e senha. Essa opção incrementa a segurança nas estações.
- Permitir acesso somente se o usuário estiver utilizando proxy no browser: Se esta opção for habilitada, a navegação só será permitida se as informações do Proxy estiverem configuradas no navegador.
- Ativa Proxy Transparente (capturar conexões HTTP e HTTPS): Habilitando esta opção, todas as conexões transparentes serão capturadas.
- Bloquear certificados desconhecidos: Habilitando esta opção, todos os certificados desconhecidos serão bloqueados.
- Usar o Agente Winconnection para Desktops quando diponível: Esta opção deve ser habilitada quando o Agente Winconnection estiver instalado nas estações.
- Tempo de inatividade para expirar logins dos usuários [minutos]: Neste campo, é possível informar quantos minutos a estação deverá ficar sem navegar para o Winconnection 7 pedir novamente a autenticação do usuário. Recomendamos 10 minutos.
- Controle automático de conteúdo: Ativando esta opção é possível realizar bloqueio por categorias de sites, tais como: Pornô, Vídeo, Música, etc.
- Acessar através de outro proxy:
- Usar o Proxy abaixo: Quando existe um outro Servidor Proxy na rede, e se deseja cascatear o mesmo através do Winconnection 7 essa opção deve ser ativada, informando o IP e as portas utilizadas no outro Servidor Proxy.
Guia Cache:
O Cache é o local no disco rígido onde se armazenam temporariamente os arquivos transferidos, quando se carrega uma página Web. Ao se retornar para a mesma página, o navegador pode buscá-la no cache em vez de ir até o servidor original novamente, poupando tempo e reduzindo o tráfego na Internet.
Cache:
- Ativar CACHE: Ativa a utilização do serviço de cache.
- Tamanho máximo do cache [Mb]: Neste campo, o administrador da rede pode definir o tamanho do cache.
- Diretório do cache: Neste campo é definido o diretório do cache.
Guia Regras de Acesso:
As regras de acesso para o controle de conteúdo do Winconnection 7 são criadas através de um Assistente que contém 4 etapas, tornando esse processo simples e eficaz.
Passo 1 - Origem de Acesso:
Neste passo de configuração é necessário informar os usuários, grupos e/ou endereços IPs que serão afetados pela regra que está sendo criada/editada.
Passo 2 - Destino:
Neste passo, o administrador da rede deverá informar para quais destinos a regra de acesso que está sendo criada/editada se aplicará.
- Todos: Todos os sites farão parte da regra de acesso.
- URL (pode ter "wildcards",* e ?): O site deve ser informado no campo URl e o botão Adicionar deverá ser pressionado. Dicas de configurações de bloqueio por site estão disponíveis no tópico Bloqueio por sites – Dicas de Configuração.
- Lista de sites/URLS: O cadastro de Lista de Sites permite com que o administrador da rede crie várias listas de sites, diferenciando as mesmas por tipo e depois importe estas listas para os diferentes regras de acesso, de acordo com a sua necessidade. A lista de site/URLS deve ser criada na guia Configurações | Lista de Sites. Consulte o tópico Configurações | Lista de Sites para mais informações.
- Categoria (Controle Aut. Conteúdo): Esta opção utiliza o módulo de controle automático de conteúdo para todos os sites que não estão na lista de sites proibidos/permitidos.
- Sites acessados por IP: bloqueia a acesso pelo Endereço IP (sites sem hostname).
Passo 3 – Permissões:
Neste passo é possível definir o controle do acesso por horário. As seguintes opções estão disponíveis:
- Liberar o acesso todos os dias, 24 horas por dia: Habilitando esta opção, nenhum controle por horário é realizado.
- Bloquear o acesso: Habilitando esta opção, o bloqueio é feito independente do horário.
- Definir um horário para navegação: Neste campo, o administrador da rede deverá informar o período de tempo quando o acesso for permitido.
Passo 4 – Restrições:
Neste passo é possível definir quais restrições serão aplicadas na regra que está sendo criada.
- Protocolos permitidos: São os protocolos válidos para a regra de acesso. Habilite os protocolos que serão permitidos na regra.
- Restrições:
- Tempo de navegação [minutos]: Neste campo, é possível restringir o tempo que o usuário ficará online. Essa configuração deve ser feita em minutos.
- Limite de transferência diária [kb]: O administrador da rede poderá definir neste campo um limite de transferência diária que será aplicado na regra que está sendo criada/editada.
- Extensões de arquivos proibidos (separe por vírgula): O Winconnection 7 permite proibir o download por extensão de arquivos nos protocolos HTTP e FTP.
- Ao invés de proibir, apenas permitir as extensões acima: Habilitando esta opção somente o download dos arquivos mencionados no campo acima será permitido.
- Logs: Se o administrador optar por não salvar os logs desta regra, basta selecionar a opção Não salvar logs desse acesso. Se esta opção for habilitada, o acesso também não será mostrado nos Relatórios de Acesso a Web.
Guia Regras Globais:
Com o Winconnection Branch Office é possível replicar Regras de Acesso entre vários Winconnection, usando os serviços Cluster Master e Cluster Slave.
As regras globais listadas nesta guia de configuração replicadas a todos os Winconnection.
Guia Listas:
O cadastro de Lista de Sites permite com que o administrador da rede crie várias listas de sites, diferenciando-as por tipo e depois importe estas listas para os diferentes tipos de regras de acesso que poderão ser criadas, de acordo com a sua necessidade. Para isso, clique no botão “Nova” → “Uma única URL” e adicione os sites que serão proibidos.
Na existência de outra fonte de sites de uso proibido na empresa, o administrador da rede pode importar uma lista completa de sites de um arquivo texto colocando um site por linha.
Por exemplo:
Arquivo “Sites_Proibidos.txt”:
Para importar o arquivo, clique no botão “Escolher arquivo”, e então clique no botão “Adicionar”.
Guia Avançado:
- Tipo de inicialização: Define o tipo de inicialização deste serviço. As opções disponíveis são: Manual, Automática e Manter o último estado.
- Porta TCP: Normalmente a porta padrão é 8080 e não deve ser alterada.
- Salvar LOG em “LOGS/HTTP.LOG”: O arquivo em bloco de notas (HTTP.LOG) será criado no diretório C:/Arquivos de programas/Winco/Winconnection 7/LOGS e conterá todas as informações referentes a este serviço.
- Acesso permitido a redes: Indica a rede que tem acesso ao serviço. Não é aconselhável habilitar o acesso a clientes externos (Outras Redes), pois isto permitiria uma invasão a rede interna.
Bloqueio por sites - Dicas de Configuração:
Ao adicionar um site em uma regra de acesso à navegação do Winconnection 7, o administrador da rede pode escolher um domínio específico comowww.website.com ou um conjunto de sites através do uso de coringas (wildcards). Como no DOS, os coringas são os caracteres interrogação (?) e asterisco (*).
Observação importante: Não utilize o protocolo quando for adicionar ou alterar um site proibido ou permitido. O protocolo é a parte "http://" ou "ftp://" da URL.
Defina um site através dos seguintes exemplos:
www.meusite.com: Controla o acesso ao site "www.meusite.com"
www.???site.com: Controla o acesso aos sites "www.meusite.com", "www.teusite.com", e outros que tenham outros caracteres nas posições das interrogações.
*meusite.com.br: Controla o acesso aos sites terminados com "meusite.com.br".
www.meusite*: Controla o acesso aos sites iniciados por "www.meusite".
*sex*: Controla o acesso aos sites que contenham o termo "sex", exemplos: www.sex.com , www.sexo.com.br , www.sextosentido.com.br, www.sextavado.com.
*/playboy: Controla o acesso aos sites que contenha os subdiretórios */playboy, por exemplo: www.uol.com.br/playboy, www.abril.com.br/playboy