Base de Conhecimento

Redes Lógicas

Data de criação: 16/01/2013

Última alteração: 24/11/2016

Winconnection X tem um conceito bastante abrangente de Redes e Acessos permitidos aos serviços. 

A instalação padrão tem um algoritmo que calcula e permite que o acesso dos computadores da rede interna, seja configurado por cada serviço pré-instalado formando uma Regra de Acesso. 

Por sua vez, todos os serviços têm acesso garantido à Regra de Acesso criada para a rede interna. Isto permite uma instalação simples e segura que pode ser melhorada de acordo com a necessidade do Administrador. 

O menu Redes Lógicas oferece as seguintes opções:

  • Ações: Permite criar, editar ou excluir uma rede lógica.
  • Colunas: Disponibiliza as informações que poderão ser exibidas.

Redes Lógicas

Veja um exemplo da regra geral e básica do Winconnection X na imagem abaixo:

Rede Lógica

 

Ao criar ou editar uma rede lógica, as seguintes opções são exibidas: 

Configurações básicas:

  • Nome da Rede: Neste campo, é necessário definir o nome da rede que está sendo criada.
  • Acesso a Serviços: Indica ao Winconnection X como os serviços internos se comportarão perante à Regra de Acesso. As seguintes opções estão disponíveis:
    • Bloqueado para todos os serviços: Bloqueia os serviços para o Endereço de Rede, seja ele o Endereço IP / Faixas de IPs / Um único host.Ou seja, os Endereços de Rede selecionados para a Regra de Acesso não terão acesso aos serviços do Winconnection X.
    • Configurado por serviço: Cada serviço é habilitado pelo Administrador da rede como pertencente a esta Regra de Acesso. Isto permite filtrar os serviços de acordo com a real utilização do mesmo.
    • Permitido para todos os serviços: Com esta opção ativa, automaticamente todos os serviços funcionarão com o Winconnection X sem maiores configurações. Em uma instalação padrão, esta é a opção que fica ativa, além de ser uma das que mais deve ser usada pelos administradores da rede.
  • Comentário: Neste campo, é possível adicionar um comentário para a rede que está sendo criada/editada.

Endereço de Rede:

A opção Endereço de Rede indica ao Winconnection X quais redes são permitidas nesta Regra de Acesso.

  • IP /Máscara: Este tipo de endereço de rede é o padrão de instalação do produto. Permite ao administrador da rede inserir o IP do Servidor Winconnection. A configuração mais comum é deixar o IP do Servidor / Máscara de sub-rede. Contudo, é possível alterar para qualquer máscara que melhor atenda à rede de modo a limitar os IPs de acesso.
  • Range de IPs (IP Inicial - IP Final): Permite ao administrador da rede limitar somente uma faixa da rede, configurável pelo IP inicial até o IP final. É bastante útil quando se quer limitar algum ou todos os serviços para uma determinada faixa de rede.
  • Um único host: Permite ao Administrador inserir o IP do único usuário que terá acesso ao servidor. 

Vigência:

  • Data de expiração: Permite que o administrador da rede defina uma data e hora para a expiração da rede que está sendo criada/editada. A rede será excluída automaticamente quanto o tempo de uso definido expirar.
Top