Base de Conhecimento

Configurando o Winconnection Client

Data de criação: 10/07/2012

Última alteração: 16/03/2016

Antes de continuar, é interessante ressaltar que o conceito do WinConnection Client é ultrapassado para a  versão 4 do WinConnection. O Proxy Transparente permite uma compatibilidade muito maior  para os serviços do que o Cliente,  possibilitando acesso a mais aplicativos. O Winconnection Client só continua sendo indicado quando o sistema operacional do Servidor WinConnection 4  for Windows 95/98.  Em qualquer outro caso, o WinConnection Client não é indicado. Vamos usar como exemplo: Servidor Winconnection                  -   IP 192.168.0.1 Estação com Winconnection Client -   IP 192.168.0.4 1º. Passo:  No Administrador do WinConnection  verifique se  existe os serviços PROXY DNS e SOCKS 5.  Caso não tenha, vá em Serviços -> Novo.  Escolha o Socks 5 e Proxy DNS. Note que o "Status" do serviço deve ser "Em Execução".

2º. Passo: Clique duas vezes no serviço Proxy DNS. No campo "DNS", digite o DNS do seu provedor. Se não souber, digite: 200.176.2.75

3º. Passo: O Winconnection Client normalmente reconhece automaticamente, como na ilustração abaixo:

Quando o Winconnection Client não reconhece o automaticamente o servidor, existe um problema no serviço Proxy DNS, que é o serviço que fornece detecção ao Client. Isto pode ser causado por inúmeros problemas. É possivel ainda, estabelecer uma conexão manual do Winconnection Client que, em alguns casos, funciona quando ele não é detectado automaticamente. Siga o procedimento abaixo:
  • No campo Rede Local, coloque o IP da Estação. (no nosso exemplo: 192.168.0.4)
  • No campo Máscara de Sub-Rede, coloque a máscara de sub-rede da estação. (no nosso exemplo: 255.255.255.0)
  • Em Servidor Winconnection (SOCKS e DNS):
    • Servidor DNS: Coloque o IP do servidor Winconnection (no nosso exemplo:192.168.0.1)
    • Servidor SOCKS: Coloque o IP do servidor Winconnection (no nosso exemplo:192.168.0.1)
    • Porta: coloque a mesma do serviço SOCKS5 do Administrador Winconnection. Como no exemplo abaixo:

Resolvendo problemas: Normalmente, o Winconnection Client instala-se e tudo funciona.  Quando isto não acontece,   podem estar ocorrendo dois problemas clássicos: 1-  Falta de resolução de nomes: Por não conseguir acessar o DNS externo, o Winconnection  Client não  abre as paginas. 2- Falta do Gateway Socks5 para navegar: Uma vez resolvidos os nomes, o Winconnection Client envia as requisições para Socks5.   Se este serviço não estiver funcionando ou estiver configurado errado, não funcionará. Podem ser realizados três testes básicos para descobrir qual é o problema.  Se você enviar um e-mail para suporte@winconnection.com.br,  diga qual dos testes está funcionando, de forma que possamos dar a resposta exata. TESTE  1 -  Descobrindo se está tudo funcionando No MS-DOS  digite:   Telnet pop3.uol.com.br 110 Se aparecer:  + OK POP SERVER READY O Winconnection Client está funcionando perfeitamente.  Caso contrário, vá para o Teste 2 TESTE  2  -  Descobrindo  se o problema é  DNS No MS-DOS  digite:  PING  www.uol.com.br Se aparecer:  Host Desconhecido  www.uol.com.br  Significa que o DNS não está resolvendo.  Clique 2 vezes no Proxy DNS do Servidor Winconnection e altere para 200.176.2.75 o valor do DNS externo.  Reinicie a estação e tente o Teste 1. Se aparecer:  Disparando contra www.uol.com.br [200.221.8.21] com 32 bytes de dados: Significa que o DNS está funcionando. Vá para o teste  3. TESTE 3  - Descobrindo  se o problema é  Gateway Socks5 No MS-DOS digite: telnet 200.152.207.199 110 Se aparecer: Host inalcançável, ou Tela de Erro no TELNET ou ainda qualquer outra mensagem de erro,  o Gateway Socks5 não deve estar funcionando. Se aparecer: +OK WinConnection POP server iniciando execução, O Gateway Socks 5 está funcionando. O problema pode ser o DNS.  Refaça o Teste 2.
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