Controle de Banda
Data de criação: 16/01/2013
Última alteração: 21/03/2016
Para consultar as conexões ativas, basta clicar no menu Ver conexões.
Aliado ao balanceamento de carga, o Winconnection oferece controle de banda, garantindo a qualidade de serviço (QoS). Esta é obtida com reserva banda ou definição de diferentes níveis de prioridade a serviços ou usuários.
O Controle de Banda irá dividir a banda nominal de cada interface de rede em fatias. O tamanho de cada fatia é determinado por uma das regras de controle de banda definidos na guia Regra Padrão.
A primeira regra que possuir Origem e Destino compatíveis com a conexão que está sendo analisada será a escolhida. Caso nenhuma regra seja encontrada, a Regra Padrão será aplicada.
As fatias podem agregar mais de uma conexão. Ou seja, mais de uma conexão pode contribuir para o consumo da banda destinada a uma fatia. As regras de controle de banda determinam o tipo de agregação a ser aplicada às conexões. Uma regra pode ser responsável pela produção de mais de uma fatia.
A Banda Nominal de cada interface é definida em "Firewall / Interfaces".
As fatias correspondentes às políticas do tipo "reserva de banda" são alocadas primeiro e subtraídas da Banda Nominal. Toda banda restante é distribuída proporcionalmente segundo os pesos especificados nas regras do tipo "distribuída por peso".
As regras podem ser criadas para reservar parte da banda internet para os serviços do Winconnection 7, como Servidor de E-mail, Navegação e outros serviços.
Guia Geral:
- Política: Neste campo é necessário o tipo da política da regra:
- Reserva de banda: Em todas as políticas, é possível estabelecer uma prioridade as conexões. Quando associadas a prioridades diferentes, todas conexões de uma dada conexão serão avaliadas e ativadas, enquanto as demais com prioridades inferiores serão pausadas. Por esta razão, o uso de prioridades elevadas destina-se a processos prioritários que não tenham tendência a monopolizar os links.
- Limitado: Nesta políticas as conexões são limitadas ao valor determinado na regra.
- Sem controle: Esta política determina que as conexões classificadas como tal não devam alvo de quaisquer controle de banda. Como não é possível implementar a reserva de banda, sem que outras conexões afetradas, as conexões "sem controle" funcionarão livres a menos que uma ou mais conexões "reservadas" estejam em curso.
- Tamanho da banda de saída[kbps]: Neste campo é informada a banda que será reservada para saída (upload).
- Tamanho da banda de entrada[kbps]: Neste campo é informada a banda que será reservada para saída (download).
- Agregar conexões por: É necessário informar se a conexão será agregada à origem, destino, origem e destino ou se a conexão não será agregada.
Guia Regras:
Nesta guia de configuração é possível criar, editar e excluir regras para o controle de banda.
As regras são criadas ou editadas em 3 passos:
- Passo 1 – Política: Neste passo, é necessário definir a política da regra (como explicado anteriormente).
- Passo 2 – Origem: Neste passo, deve ser informada a origem de acesso para a qual a regra será aplicada: Todos, Usuário (somente para serviço HTTP), Grupo ou IP.
- Passo 3 – Destino: Neste passo de configuração, o administrador da rede deve informar o destino de acesso para a qual a regra será aplicada: Todos ou IP.
Guia Avançado:
- Tipo de inicialização: Define o tipo de inicialização deste serviço. As opções disponíveis são: Manual, Automática e Manter o último estado.
- Salvar LOG em “LOGS/BANDWIDTH_CONTROL.LOG”: O arquivo em bloco de notas (BANDWIDTH_CONTROL.LOG) será criado no diretórioC:/Arquivos de programas/Winco/Winconnection 7/LOGS e conterá todas as informações referentes a este serviço.