Configurando o Servidor WWW
Data de criação: 27/02/2013
Última alteração: 24/03/2016
O serviço Servidor WWW do Winconnection 7 permite a hospedagem de sites diretamente no servidor de rede. A página inicial (index.html) será uma página do Winconnection 7 que poderá ser alterada. A localização da página está no Diretório Base para serviço dos sites (document root).
Veja a seguir as principais características deste serviço:
- Funciona com o protocolo HTTP/1.0;
- Possibilita incluir arquivos na lista de 'Tipos MIME' independentemente da lista do Windows;
- Suporta apenas um DocumentRoot, e sem alias. Pode disparar SCRIPTS que sejam compatíveis com CGI 1.1, como PHP, PERL e .EXE;
- Suporta atalhos de Diretórios;
O serviço Servidor WWW também serve páginas externas. Para isso, basta apenas que o acesso externo seja permitido. Uma regra no firewall é automaticamente criada no Winconnection 7 permitindo o acesso à porta 80, quando o administrador da rede desejar que as páginas sejam acessadas externamente.
Ao clicar no menu Ver conexões, as seguintes opções serão oferecidas:
- Ações: Permite excluir ou limitar a banda para a conexão selecionada.
- Colunas: Disponibiliza as informações que poderão ser exibidas.
Guia Servidor WWW:
- Diretório base para serviço dos sites: Diretório onde se encontra as páginas Web. Ao configurar este diretório, o Winconnection 7 passa a disponibilizar as informações contidas nele como um site na internet.
- Aliases administrativos: Adiciona os aliases administrativos do programa: Administrador, Webmail, Webmail (Mobile), Painel de Controle do Usuário e Intranet.
- Atalhos para diretórios: Permite a inclusão de um determinado diretório na máquina, fazendo com que este diretório vire um alias.
Por exemplo: C:/meus documentos/comercial/propostas atalho = proposta
Quando se digitar http://servidor/proposta o Winconnection 7 listará os arquivos daquele diretório. Esta solução é extremamente útil para compartilhar informações para os colaboradores, via WEB.
Guia CGI:
- Extensões de servidor: Permite incluir as extensões associadas às aplicações CGI. Toda vez que tiver determinada extensão listada, vai executar determinado CGI.
Por exemplo: Extensão = .PHP execute c:/php/php.exe
Guia Avançado:
- Iniciar automaticamente: Habilite esta opção para que esse serviço seja iniciado automaticamente junto com o Winconnection 7.
- Porta TCP: A porta padrão para este serviço é 80, mas pode ser alterada nesse campo.
- Salvar LOG em “LOGS/HTTPSRV.LOG”: O arquivo em bloco de notas (HTTPSRV.LOG) será criado no diretório C:/Arquivos de programas/Winco/Winconnection 7/LOGS e conterá todas as informações referentes a este serviço.
- Acesso permitido a redes: Indica a rede que tem acesso ao serviço. Sempre que ativada uma rede externa, o acesso no firewall é liberado automaticamente.
- SSL: Esta opção ativa a utilização da criptografia SSL (Secure Sockets Layer). Um SSL faz com que o serviço Web se torne um serviço seguro (desde que o campo Porta TCP seja alterado para a porta 443). O administrador da rede deverá selecionar qual Certificado SSL será utilizado.