Servidor SMTP
Data de criação: 21/01/2013
Última alteração: 23/11/2016
Ao clicar no menu Ver conexões, as seguintes opções serão oferecidas:
- Ações: Permite excluir ou limitar a banda para a conexão selecionada.
- Colunas: Disponibiliza as informações que poderão ser exibidas.
Guia Servidor SMTP:
A guia Servidor SMTP deve ser configurada sempre que o servidor de correio interno do Winconnection X for utilizado. Através do Servidor SMTP, o programa cliente de e-mail envia mensagens a todos os destinatários, sejam eles locais (na mesma rede) ou externos (endereços de internet externos).
Sempre que o Winconnection X recebe uma mensagem para enviar via Servidor SMTP, imediatamente distribui a mensagem a todos os destinatários internos. Se houver algum destinatário externo, de acordo com o tratamento na guia Domínios, a mensagem é encaminhada para a fila de mensagens.
- Permitir que os usuários façam autenticação neste Servidor SMTP: Habilita o pedido de Autenticação de SMTP neste servidor. Isto permite que o administrador da rede possa definir se o Servidor SMTP aceitará a definição de grupos de usuários que possam entregar no Servidor SMTP. Se esta opção estiver desabilitada, a configuração Permissões de acesso por grupo não funcionará.
- Permissões de acesso por grupo: O Servidor SMTP pode entregar as mensagens mediante autenticação dos usuários no servidor. Esta opção indica quais grupos de usuários terão direito a se autenticar no Servidor SMTP para a entrega de mensagem.
Quando um usuário não está na rede permitida para retransmissão, ele pode entregar mesmo assim, porém o grupo dele deve estar ativo nesta opção. Veja no tópico Usuários como incluir um usuário em um grupo.
- Permissões de retransmissão por rede: O controle mais simples do Servidor SMTP é a permissão de envio via a(s) rede(s) que ele faz "relay". O administrador pode indicar neste campo quais redes ele deseja fazer a entrega sem precisar que o usuário faça a autenticação de SMTP para o envio.
Guia Avançado:
- Tipo de inicialização: Define o tipo de inicialização deste serviço. As opções disponíveis são: Manual, Automática e Manter o último estado.
- Porta TCP: É a porta de entrega externa do Servidor SMTP do Winconnection 7, por padrão 25. Nesta opção se coloca a porta onde está o Servidor SMTP que fará a entrega dos e-mails que é usada quando o Servidor SMTP externo está em uma porta não padrão.
- Salvar LOG em “LOGS/SMTPSRV.LOG”: O arquivo em bloco de notas (SMTPSRV.LOG) será criado no diretório c:\programdata\Winco\WinconnectionX\logs e conterá todas as informações referentes a este serviço.
- Acesso permitido a redes: Indica a rede que tem acesso ao serviço. Sempre que ativada uma rede externa, o acesso no firewall é liberado automaticamente.
- SSL: Esta opção ativa a utilização da criptografia SSL (Secure Sockets Layer). Um SSL faz com que o serviço Servidor SMTP se torne um serviço seguro (desde que o campo Porta TCP seja alterado para a porta 465). O administrador da rede deverá selecionar qual Certificado SSL será utilizado.