O que é DNS
Data de criação: 19/07/2016
Última alteração: 29/04/2024
Domain Name System – DNS
Quando queremos falar com alguém pelo telefone, precisamos saber o número do telefone da pessoa ou empresa com quem queremos falar. Da mesma forma, quando um computador se comunica com outro na internet, para acessar uma página web, enviar um e-mail ou mandar uma mensagem instantânea, ele precisa saber o endereço do computador com o qual irá se comunicar. Esse endereço, chamado de endereço IP, é uma sequência de 4 números decimais separados por ponto da seguinte forma: 201.154.37.98.
Esses endereços numéricos, processados de forma muito eficiente pelos computadores, firewalls e roteadores, são muito difíceis de serem memorizados por nós. Para facilitar a nossa vida, foi inventado o DNS, acrônimo de Domain Name System. O DNS é um sistema distribuído que traduz um nome, que nós humanos temos mais facilidade de memorizar, para o endereço IP associado àquele nome. Mal comparando, seria uma enorme agenda eletrônica espalhada pela Internet com nomes e endereços IP associados a eles. Assim, podemos lembrar o endereço www.winco.com.br ao invés de um número estranho como 201.49.222.153 .
Os nomes são gerenciados de uma forma hierárquica e distribuída, e a autoridade sobre os domínios é delegada de acordo com a estrutura hierárquica. A figura abaixo ilustra esta estrutura de nomes.
No topo dessa hierarquia estão os servidores raízes que sabem os endereços de todos os servidores DNS responsáveis pelo primeiro nível do domínio de nomes, ou seja, .br, .fr, .com, etc.
Esses, por sua vez, tem os apontadores para os servidores DNS dos níveis imediatamente abaixo na sua árvore e assim sucessivamente até chegar aos servidores que tem autoridade sobre o domínio pesquisado. Costuma haver mais de um servidor para o mesmo domínio para garantir a disponibilidade do serviço.
Os computadores que precisam resolver os nomes não costumam fazer essa busca sozinhos. Eles perguntam a servidores DNS oferecidos pela infraestrutura de rede de uma empresa ou do provedor de acesso à internet. Esses servidores fazem todo o trabalho de pesquisar um nome e guardam a informação por um tempo para o caso de outro computador fazer a mesma consulta. Esse esquema de cacheamento das informações é fundamental para não sobrecarregar todo o DNS.
Quando uma pessoa acessa uma página no navegador, por exemplo www.winco.com.br, o navegador pede ao seu servidor DNS para resolver esse endereço. Este pergunta a um dos servidores raízes que indica o responsável pelo domínio .br. O responsável pelo domínio .br, que nesse caso também é responsável por .com.br aponta para o servidor DNS da Winco que finalmente responde com o endereço IP associado à www.winco.com.br
A forma como o DNS é distribuído com delegação de autoridade e o uso de cache das informações torna o sistema bastante eficiente e escalável. Também confere grande agilidade para a troca e inclusão de novos nomes pelos responsáveis por cada domínio.